sexta-feira, 20 de novembro de 2009

METODOLOGIA DO JOGO DA MEMÓRIA - BOTÂNICA

O material-base escolhido para a confecção do jogo foi a madeira, devido à sua maior durabilidade e à necessidade de tornar as peças com maior espessura (6 mm), visto que se fosse feito com cartolina ou papel plastificado haveria dificuldade do aluno manusear as peças, as quais precisam ser viradas e reviradas durante o jogo.

A formatação do material em computador sobre o jogo da memória levou a produção de 80 peças de madeira com as dimensões 9,8cm x 6,3cm, sendo que para um lado delas foram pesquisadas e produzidas 40 figuras representativas envolvendo tipos de raízes (11 peças), caules (12 peças), folhas (7 peças) e frutos (10 peças), além de 40 denominações para cada um dos tipos de figuras em exibição. Enquanto que, para o lado oposto todas as peças apresentaram a mesma imagem com a descrição Jogo da Memória Botânica.

PEÇAS ASSOCIADAS AOS PRINCIPAIS TIPOS DE ÓRGÃOS DE VEGETAIS


PEÇA PRESENTE NO VERSO DE TODAS AS PEÇAS DO JOGO DA MEMÓRIA - BOTÂNICA

As regras deste jogo são muito fáceis e objetivas:
· Misturam-se bem todas as peças com a parte igualmente comum para cima;
· Em seguida não se desloca mais a peça do local para não dificultar a memorização da mesma;
· Os jogadores sentam-se ao redor das peças;
· O jogador escolhe duas peças por rodada, caso não encontre as peças respectivas elas são novamente reviradas e passa-se a vez para o próximo jogador;
· Quando o indivíduo acerta um conjunto de peças ganha 10 pontos e ainda tem a chance de mais uma tentativa;
· O sentido do jogo pode ser horário ou anti-horário, essa disposição fica a critério do professor; . O jogo termina quando as peças acabarem e ganha o jogo aquele que tiver mais pontos, ou seja, mais peças nas mãos.

Nenhum comentário: